Tenho a pele oleosa… O que devo fazer?

Uma das questões frequentemente colocadas pela maioria das pessoas com pele oleosa, é como devem cuidá-la, de modo a evitar o excesso de oleosidade que a pele gera, que se caracteriza por ter poros dilatados e brilho em todo o rosto, ao contrário de uma pele mista, cujo brilho se localiza na zona T. Se este for o seu tipo de pele, continue a ler para saber como evitar a oleosidade do rosto, como aplicar maquilhagem neste tipo de pele, como limpá-la, ou, simplesmente, que hábitos diários deve incluir na sua rotina para que a pele melhore.


Como saber o meu tipo de pele

Antes de mais, é necessário identificar qual é o tipo de pele do seu rosto. Podem ser agrupados em quatro tipos de pele: seca, normal, mista ou oleosa.

Quais as principais causas de uma pele oleosa?

A pele oleosa pode estar sujeita a variantes externas e internas, sem esquecer que a principal causa é determinada pela genética. Na puberdade, a produção de hormonas gera uma grande quantidade de sebo. Ter um rosto oleoso, favorece o aparecimento da acne. No entanto, não significa que o facto de ter pele oleosa, leva necessariamente ao aparecimento da acne. A acne pode estar presente em qualquer idade, sendo mais comum até aos 30 anos.

Para além das hormonas, que a dada altura podem causar alterações no metabolismo, a secreção sebácea também é determinada pela genética e pelo meio ambiente. O calor ou a humidade, são exemplos claros de agentes ambientais, que geram mais ou menos secreção sebácea.

Por último, mas não menos importante, o stresse, uma incorreta limpeza facial ou o tabaco, também podem provocar mais oleosidade no rosto.

Manifestações de uma pele oleosa

A forma mais óbvia de saber se tem pele oleosa, é sobretudo, quando nota que tem um rosto brilhante e espesso. Como referido inicialmente, a pele tem poros dilatados, é comum aparecerem pontos negros ou brancos na zona T (testa, nariz e queixo). Borbulhas vermelhas e acne são os sinais mais óbvios de que a sua pele é oleosa.

O que fazer para evitar uma pele oleosa

O cuidado base de qualquer tipo de pele, começa com a limpeza, quais os produtos mais indicados e quantas vezes, por dia, deve ser tratada a nível externo. Além disto, deve evitar na sua rotina alimentar, o consumo de alimentos gordurosos e hidratar-se, consumindo, pelo menos, dois litros de água por dia e, desta forma, inicia o cuidado a partir do seu interior, evitando a oleosidade na pele.

A limpeza é a chave para evitar a oleosidade do rosto

Deve ser realizada, pelo menos, duas vezes por dia, de manhã e à noite, para manter os poros limpos e livres do excesso de sebo, provocado pelo seu metabolismo. Devido à sua semelhança com o nosso sistema biológico, existem ingredientes naturais que proporcionam inúmeros benefícios que controlam a secreção sebácea.

Em que consiste a dupla limpeza?

A Mi Rebotica recomenda incluir esta rotina de dupla limpeza à noite, começando por aplicar, em primeiro lugar, o nosso óleo de argão, pois é não comedogénico e também ajuda a remover a maquilhagem, o protetor solar, o sebo e outros resíduos oleosos. Em segundo lugar, utilizar o sabonete Bio-enxofre, para remover impurezas aquosas, células mortas da pele e resíduos do produto anterior. Por fim, recomendamos a utilização da nossa água micelar purificante como tónico, que ajuda a reduzir o sebo e a aparência dos poros.

Quais os fatores a ter em conta na escolha dos produtos?

Os dois produtos que não devem faltar nos seus cuidados diários são: um gel de limpeza e um tónico que ajuda a purificar a pele e a equilibrar o seu pH. Os cosméticos utilizados não podem obstruir os poros, a sua aplicação externa deve ter ação cicatrizante, anti-inflamatória e anti seborreica, cujas propriedades antibacterianas previnem infeções.

São muitas as pessoas que não usam um sérum ou um creme hidratante, por terem receio de que estes produtos possam acrescentar aquela oleosidade que, à primeira vista, parece deixar a pele brilhante. Contudo, isto é um erro, pois um sérum com ingredientes ativos específicos para este tipo de pele, pode ajudar a melhorar a produção de sebo, a refinar os poros dilatados e/ou a equilibrar a microbiota da pele. Além disto, se a pele precisar de mais hidratação, o creme deve ser um passo obrigatório na sua rotina, após a aplicação do sérum facial.

Como maquilhar uma pele oleosa

O mais importante sobre esta questão, é tomar consciência de que para poder maquilhar-se de forma segura e sem surpresas desagradáveis para a pele do rosto, deve manter uma pele oxigenada, saudável e livre de impurezas, antes e depois deste processo.

Antes de aplicar a maquilhagem, deve realizar uma limpeza adequada ao seu tipo de pele. Assim que os poros estiverem limpos e aplicados o sérum e o creme hidratante da sua rotina facial diária, estará pronta para começar a maquilhar-se!

O objetivo de aplicar uma base de maquilhagem, é transparecer uma aparência mais suave e lisa, corrigir linhas de expressão e pequenas imperfeições que vão aparecendo na pele ao longo do tempo. É muito importante que verifique se os produtos utilizados são não comedogénicos e livres de aditivos ou de perfumes.

A parte mais importante deste processo é remover a maquilhagem. No final do dia, não se está apenas a remover partículas de maquilhagem, mas também todas as células mortas da pele que se acumularam ao longo do dia, principalmente de agentes externos como a poluição ou o pó, razão pela qual insistimos em incluir a dupla limpeza na sua rotina de cuidado facial noturna. Lembre-se de que ir para a cama sem remover a maquilhagem, significa que a pele não poderá transpirar nem regenerar-se adequadamente e que as suas glândulas sebáceas vão-se permanecer desreguladas.

Onde comprar cosmética natural, indicada para limpar uma pele oleosa

Se a sua pele já foi diagnosticada como pele oleosa, recomendamos a nossa linha específica para peles oleosas ou com tendência acneica, que inclui o nosso sérum purificante, o fluido regulador hidratante para peles oleosas, a água micelar purificante, o sabonete de bio-enxofre e a máscara purificante. As propriedades dos seus ingredientes ativos naturais, tais como o óleo de árvore de chá, extrato de salgueiro, extrato de Agastache mexicana ou Barosma betulina, farão com que a sua pele fique melhor que nunca.

Se procura produtos para a sua pele, a Mi Rebotica dispõe dos melhores cosméticos de limpeza facial do mercado.

Comentários (0)

Sem comentários de momento