Porque é que aparecem manchas na pele e como tratá-las?

Manchas na pele? Se se preocupa com o seu aparecimento ou como pode eliminar as manchas do rosto, é importante que saiba as razões pelas quais estas aparecem, bem como os tipos de manchas que podem surgir e a melhor forma de as tratar. As manchas de pele podem tornar-se uma verdadeira dor de cabeça para quem as tem. Já sabemos que a pele tem boa memória e a exposição excessiva ao sol pode ter as suas consequências. Além disso, o seu aparecimento é influenciado por muitos outros fatores que deve saber. Especialmente no Verão (época do ano em que se deve ter mais cuidado), se não quiser piorar o estado das manchas. Minimizar a exposição ao sol e aplicar um bom protetor solar será determinante para evitar o seu aparecimento, principalmente nas partes mais expostas do corpo, tais como o rosto, o decote e as mãos.

Tipos de manchas de pele

Algumas pessoas têm manchas na pele desde o nascimento, outras podem aparecer durante a infância, sendo as mais comuns as que aparecem ao longo dos anos como consequência do fotoenvelhecimento ou devido à exposição solar excessiva sem proteção adequada. Hoje queremos que aprenda a diferenciar estes tipos de manchas:

·         Melasma

Hiperpigmentação facial simétrica de cor escura acastanhada que geralmente aparece na testa, nariz, bochechas, queixo e na zona entre o nariz e o lábio superior.  Geralmente surgem durante a gravidez ou por consequência de alterações hormonais.

·         Lentigos

Manchas ovais e de cor castanho-escuro. Embora apareçam com mais frequência no rosto e no dorso das mãos, podem localizar-se em qualquer parte do corpo. Geralmente aparece em pessoas de meia-idade (entre os 40 e 60 anos). São sinais do envelhecimento.

·       Hiperpigmentação pós-inflamatória

Dependendo da gravidade da lesão cutânea, este tipo de manchas pode aparecer no rosto ou no corpo e apresentar tonalidades diferentes. Esta hiperpigmentação é uma consequência de inflamações da acne, aparecem após queimaduras ou é a típica mancha que pode aparecer no buço após a depilação.

Como prevenir o aparecimento de manchas na pele?

Para prevenir o aparecimento de manchas na pele é importante adotar hábitos simples que ajudam a cuidar e proteger a sua saúde cutânea. Um deles será melhorar a sua alimentação e aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A e D, que contribuem para prevenir o envelhecimento prematuro da pele. Pimentos, abóbora, cenouras, espinafres e frutos vermelhos não podem faltar na sua dieta.

Além de cuidar o seu interior, também é essencial hidratar e nutrir a pele diariamente com os cosméticos mais adequados ao rosto e corpo e utilizar um bom protetor solar durante todo o ano, limitando o impacto da radiação sobre a pele e, muito importante, não esquecer de evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes.

Como tratar as manchas da pele?

Para tratar as manchas do rosto, minimizar o seu aspeto e uniformizar o tom, é importante incluir na sua rotina de cuidados com a pele, cosméticos formulados com princípios ativos específicos e eficazes que reduzam a síntese da melanina e que também proporcionem uma esfoliação suave para renovar as camadas da pele, eliminando a melanina e as células mortas.

Para cuidar das suas manchas durante o Verão e, em geral, durante todo o ano, recomendamos que opte por produtos cujos ingredientes não tenham efeitos secundários (como a irritação, por exemplo) e que não sejam fotossensíveis nem fotossensibilizantes. A nossa linha despigmentante é o aliado de que necessita para a sua rotina diária.

Linha Despigmentante da Mi Rebotica

Adequados a todos os tipos de pele, os cosméticos desta gama são formulados com alternativas naturais que permitem tratar as manchas da pele eficazmente (para melhores resultados, não esquecer que o seu uso deve ser constante). Após limpar e aplicar o tónico facial, recomendamos a aplicação do Sérum despigmentante, cujos ingredientes têm ação despigmentante, antioxidante, anti-idade e anti fotoenvelhecimento. Um dos ativos mais importantes que compõe a sua fórmula é o revinage, uma alternativa vegetal e segura aos retinoides, que ilumina a pele, reduzindo a produção de melanina.

Sérum Despigmentante

Depois de deixar atuar o sérum durante alguns minutos para que seja bem absorvido pela pele, chegou a vez de aplicar o Creme Depigmentante que, graças ao seu conteúdo em ácidos orgânicos derivados das uvas brancas sicilianas, atua como um esfoliante suave da pele, evitando os efeitos indesejados da esfoliação química. Este creme também é formulado com outros ingredientes que atuam como despigmentantes naturais da pele.

Creme Despigmentante

Para pele seca, o ideal será aplicar de manhã e à noite. Caso contrario, se a pele for normal/mista, pode ser aplicado apenas à noite. Dependerá sempre das necesidades de cada rosto.

Também na sua rotina noturna, antes de se deitar e após limpar a pele e aplicar o tónico facial, o primeiro produto a aplicar será o Peeling Unificante de uso diário, que ajuda a uniformizar o tom da pele e proporciona uma esfoliação suave. De seguida, aplique o sérum e o creme despigmentante da mesma forma como faria na rotina de cuidados diurnos.