Horário de atendimento ao cliente de segunda a sábado das 9h às 22h.
Pele Atópica: Como prevenir surtos?

É possível prevenir surtos de pele atópica

Sente muita comichão? Nota a pele mais seca e avermelhada? É possível que tenha pele atópica, uma condição também conhecida como dermatite atópica, caracterizada por surtos com períodos de melhoria entre si. Secura, irritação, prurido, descamação ou eczema são alguns dos sintomas desta doença crónica e inflamatória, que afeta a pele e pode influenciar a qualidade de vida das pessoas que a tem. É o seu caso? Aprenda a cuidar da pele atópica!

Todas as pessoas que sofrem desta condição acabam no mesmo círculo vicioso... O que acontece quando sente comichão na pele? Sabemos que coçar é inevitável, é algo difícil de controlar, contudo, quando coça insistentemente a pele, esta fica avermelhada e desenvolve-se uma erupção cutânea, acompanhada de uma intensa comichão e que nos faz voltar à “estaca zero”... O pesadelo parece que não acaba!

Prurido e pele atópica

Um dos sintomas mais característicos da dermatite atópica é a comichão. Seja nos braços, mãos, pernas... Esta sensação pode aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente nas zonas de pregas cutâneas. Tem dificuldade em adormecer ou em realizar as suas atividades diárias de forma normal? Já acordou à noite devido a esta comichão irritante?

O próprio hábito de arranhar, suar, o stress, a água quente ou certas bebidas e alimentos podem causar e acentuar esta comichão. A secura e a falta de humidade na pele também contribuem para agravar esta condição, tornando essencial tratar a pele com produtos específicos para o cuidado da pele atópica, pois não é suficiente utilizar qualquer gel de banho ou creme hidratante!

A pele atópica é caracterizada por um défice da produção de ceramidas, o que significa que a estrutura da pele não está completa e, portanto, perde uma maior quantidade de água, sendo prejudicial para a proteção da pele. Como esta barreira protetora contra agentes externos é afetada, este tipo de pele experimenta uma superpopulação de bactérias patogénicas. Estes factos explicam porque é que as pessoas que sofrem de pele atópica são frequentemente confrontadas com irritações e inflamações.

Com o objetivo de recuperar a barreira protetora e prevenir a perda de água através da pele, reduzir a inflamação e a vermelhidão e aliviar a comichão, é essencial aplicar sobre a pele, as vezes necessárias e, especialmente após o banho, um creme específico para controlar este transtorno. Com o Creme de Peles Atópicas da Mi Rebotica, formulado para o cuidado das peles atópicas, irritadas e secas, graças às propriedades do rhamnosoft, do hidromanil e do agascalm, protege a pele contra os danos causados por agentes externos. Estes ingredientes hidratam e reduzem os efeitos negativos do stress sobre a pele. Além disso, o seu teor em calêndula bio, aloé vera bio, rosa mosqueta e manteiga de karité, proporciona suavidade e contribui para regenerar instantaneamente a pele. Por sua vez, os prebióticos reforçam as defesas naturais da pele. A cosmética da Mi Rebotica para pele atópica inclui ceramidas de aveia, que ajudam a reestruturar a barreira cutânea e impedem o desenvolvimento de bactérias.

Recomendações para prevenir surtos das peles atópicas

A predisposição genética é uma das principais causas da pele atópica que ocorre tanto em crianças como em adultos, mas também existem outros fatores que podem desencadear esta doença de pele, tais como fatores ambientais ou a própria alimentação. Da mesma forma, hábitos de vida pouco saudáveis e outros agentes, tais como a poluição ou o stress, também podem ser a causa da sua origem e influenciar diretamente o seu agravamento. Para recuperar o conforto da sua pele, minimizar os surtos e evitar que estes afetem a sua qualidade de vida, é vital seguir diariamente uma série de recomendações:

- Afaste-se de todas as situações que possam causar stress. Pratique uma atividade que ajude a relaxar a mente e a descansar melhor.

- Identifique que fatores afetam a sua pele e que fazem com que esta tenha reações negativas, tais como o suor, o stress, mudanças bruscas de temperatura, o pólen, pelos de animais, o uso de certos sabonetes e mesmo a ingestão de alguns alimentos, por exemplo, e reduza o contacto com estes.

- Esqueça os banhos de espuma e o uso de sais de banho, pois podem secar e irritar a pele. Ao tomar banho, evite duches longos e água quente (o ideal será morna) - lembre-se que a água quente é uma das maiores inimigas da pele atópica - e opte por sabonetes e géis de banho suaves. O nosso Gel de banho de Peles Atópicas é um cosmético específico para o cuidado das peles com tendência atópica, irritada e seca, que repara e protege a pele, aliviando a comichão e reduzindo a vermelhidão. Não utilize esponjas durante a lavagem, pois acumulam muitas bactérias, sendo preferível aplicar o produto com as mãos diretamente sobre a pele.

- Aplique cremes específicos para pele atópica várias vezes ao dia, pois desta forma ajuda a manter e a reter a humidade. Experimente o nosso Creme de Peles Atópicas.

- Quando sair do duche, tem duas opções: embrulhar-se numa toalha de algodão ou secar o corpo com leves toques sobre a pele, evitando esfregar a toalha para não irritar a pele.

- No que diz respeito ao vestuário, opte por roupas de algodão e corte sempre as etiquetas antes de as usar. Por outro lado, ao lavar a roupa, é aconselhável não utilizar detergente em excesso, evitando que este excesso possa danificar a pele.

- As divisões da sua casa devem ser bem ventiladas, frescas e a uma temperatura média, evitando que o calor provoque um novo surto.

- A nossa recomendação para controlar a dermatite atópica é que siga estas dicas e que também inclua na sua rotina diária cosméticos específicos para o cuidado da pele atópica, que possam ajudar a combater a falta de humidade e reparar a função barreira da pele, controlando e reduzindo possíveis surtos que influenciam a sua qualidade de vida. Deixe-nos cuidar e proteger a sua pele. Experimente os nossos produtos para pele atópica e volte a sentir conforto!

Gel de banho peles atópicas



Creme peles atópicas

Comentários (0)

Sem comentários de momento